domingo, setembro 12, 2010

Evolução da Tecnologia



Evolução Da Informática

Nestes últimos tempos, a tecnologia tem-se desenvolvido de forma surpreendente. Um dos setores que mais evoluiu e popularizou-se é a Informática.

Os computadores surgiram inicialmente com fins militares. Diversos circuitos eletrônicos foram utilizados no controle de naves espaciais pelos EUA. Desta forma, essa tecnologia possibilitou a exploração do espaço pelo homem e sua chegada à Lua.

Na década de 60, os supercomputadores (assim conhecidos devido a sua enorme capacidade de processamento) passaram a ser utilizados em empresas de grande porte, realizando o controle financeiro e administrativo.

Na década de 70, o computador passou a ser montado com transistores, o que possibilitou uma redução no tamanho e no consumo de energia e, ao mesmo tempo, um aumento em sua capacidade de processamento. 

Em torno de 1978, uma pequena empresa americana chamada APPLE lançou o primeiro microcomputador (assim conhecido por seu tamanho reduzido e pequena capacidade de processamento). Paralelamente, duas pequenas empresas também americanas se uniram para lançar o seu microcomputador, fazendo concorrência ao APPLE. Era a histórica união entre a INTEL (fabricante de chips para computadores) e a International Business Machine (IBM). Esse microcomputador foi denominado de Personal Computer (PC), sendo conhecido mundialmente por IBM PC XT.  

No começo dos anos 80, um estudante americano chamado Bill Gates revolucionou o mundo dos computadores com a formação de uma empresa, a MICROSOFT, e com o lançamento do primeiro sistema operacional para os IBM PC XT, que foi denominado de Disk Operating System (DOS).

A partir daí, tanto o hardware (os circuitos que formam o computador) como o software (os programas) evoluíram muito rapidamente.

De 1980 até os dias de hoje, muito mudou na Informática. Com a abertura de mercado no Brasil, os computadores passaram a entrar no país e serem utilizados cada vez mais por empresas nacionais.


Concluindo: a Informática tem evoluído de tal forma que se tornou indispensável para o homem moderno. Todos os processos antes realizados manualmente passaram a ser informatizados, trazendo uma redução nos custos, rapidez, maior qualidade (não é um sistema passível a erros) e um maior controle do processo (seja industrial, comercial ou administrativo). Além disso, a Informática também surge como uma forma de lazer para a família.   



RAIMUNDO RIBEIRO - COM. DOMÍNIO DIGITAL 


Nenhum comentário:

Postar um comentário